sucesso-profissional.png

CURSO ONLINE SUCESSO PROFISSIONAL

Um curso online prático com 19 aulas + ferramentas para auxiliar na construção do seu sucesso profissional.

atendimento-online.png

PRECISANDO DE UM APOIO ONLINE

Que tal agendarmos uma consultoria online para turbinar o seu crescimento profissional?

  • Jonas Schell

As áreas complementares do sucesso profissional

Como já mencionei em outras postagens, descobrir o seu propósito profissional é fundamental para que possamos entender o motivo pelo qual estamos fazendo as escolhas profissionais em nossas vidas. Mas, somente ter o propósito em mãos não resolverá o problema, é necessário estudar de forma prática essas atribuições e as áreas complementares do sucesso profissional, para que ele realmente aconteça em nossas vidas.



Para que você possa vislumbrar o seu propósito é necessário que você torne-se um especialista de si mesmo, que você saiba quais as suas principais características dentro de cada área de sua vida, será necessário experimentar ferramentas, adquirir experiências, e para isso, um bom começo será entender as suas paixões, sua vocação, sua missão e profissão, como elas foram formadas e, principalmente, como você deseja transformá-las e aprimorá-las.

Você já parou para pensar o quão pouco você se dedica realmente para conhecer o seu eu profissional? Já percebeu que isso pode acontecer por causa da influência inútil das centenas de horas que você perdeu assistindo novela, filmes com pouco (ou quase sem) conteúdo útil, revistas e livros sem qualidade, que insistem em focar na falta de valores reais e não somam em nada no desenvolvimento do ser humano?

Quanto mais você saber o que você gosta de fazer, quais os seus principais valores profissionais e as suas características, com maior facilidade o seu propósito poderá brilhar em sua vida, o caminho para o sucesso ficará limpo e aberto.

Pois o propósito, apesar de ser muito comentado por diversos especialistas sobre carreira profissional, é pouco levado a sério quando vamos escolher o que fazer em nossas vidas, seja por falta do nosso próprio conhecimento, seja por nossas crenças limitantes, ou ainda, porque achamos complicado demais, encontrar uma atividade profissional que esteja alinhada ao nosso propósito de vida. De qualquer forma, na maioria das vezes, a escolha de um trabalho, que deveria ser feita com autoexame, autoconhecimento e paciência, é realizada com uma mistura de medo e pressa.

Peço agora que você preste muita atenção no estudo de cada área, pois em seguida faremos a nossa atividade prática de identificação das suas áreas complementares do sucesso profissional.


Paixão


Se você pesquisar um pouquinho na internet, vai encontrar a seguinte definição: Paixão é um termo que designa um sentimento muito forte de atração por uma pessoa, objeto ou tema. A paixão é intensa, envolvente, um entusiasmo ou um desejo forte por qualquer coisa. Este termo também é aplicado com frequência para designar um vívido interesse ou admiração por um ideal, causa ou atividade.

Então podemos afirmar que o ser apaixonado faz algo além da sua força comum, ele está despertado para isso e seu interesse está acima do comum. Então, dentro da área profissional, entender e identificar as suas paixões é fundamental para você perceber aonde o seu interesse se desperta com mais energia.

Para começar a identificar as suas paixões, pense nas coisas que você ama fazer, àquelas atividades ou tarefas que você faz com todo o prazer do mundo. Aqui nesta área também estão inclusas as atividades ou funções que você realiza com maestria, ou seja, àquilo que você faz bem, que você faz perfeitamente.


Vocação


A vocação de uma pessoa é como se fosse uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva a pessoa a exercer uma determinada função ou atividade com maior desenvoltura, aparentemente floresce como uma espécie de talento, uma aptidão natural que está intrínseca no dna daquele ser humano.

Mas, na verdade isto é uma irrealidade, a vocação é algo que se desenvolve no profissional, através das experiências, descobertas e vivências que ele se permite. Como já sabemos, somente desenvolvemos o que escolhemos desenvolver.

Para encontramos as nossas vocações, podemos pensar na união daquilo que você é pago para fazer com aquilo que o mundo precisa que você faça.


Profissão


Podemos afirmar que a profissão de uma pessoa é a parte dela mais presente e aparente de sua atividade profissional, geralmente seu conceito está vinculado a uma capacitação, mas sabemos que na prática, as coisas não são bem assim.


O conceito de profissão tem a ver com ocupação, ou seja, a atividade produtiva que o profissional desempenha perante a sociedade onde está inserido. Atualmente, a maioria das profissões requerem estudos sobre um conhecimento específico, outras também dependem de habilidades práticas, mas todas demandam de algum tipo de preparação.

As profissões se dividem me três principais vertentes: Empregado, Autônomo e Empreendedor. Podemos afirmar que a profissão surge na mistura daquilo que você sabe fazer bem, com aquilo que você é pago para fazer.


Missão


A missão é um assunto que já foi moda e até hoje, é bastante debatido nos mais diferentes grupos, cursos e eventos da área profissional e desenvolvimento humano. É importante que todo profissional tenha de forma clara a sua missão, pois só assim, ele poderá nortear as suas ações, pensamentos e atitudes que deverá tomar durante a execução da sua atividade.

“É preciso coragem para responder a esta pergunta: qual é minha verdadeira missão aqui? Isso porque somos quase que condicionados, desde crianças, a preencher as expectativas dos outros. O nosso sistema educacional, desde muito cedo, também reforça essa tendência e nos induz a buscar algo fora do que existe dentro de nós.” ACORDE, VIVA O SEU SONHO – OMAR SOUKI

De acordo com a frase de Souki, podemos entender que a missão é atender de forma clara e cristalina a nossa própria expectativa, é alinhar o mais profundo desejo de uma criança que responde a seguinte questão: O que você quer ser quando crescer?

Para auxiliar na definição da sua missão, também podemos reunir àquilo que você ama fazer, com àquilo que o mundo precisa que você faça.


Muito bem! Agora faça a releitura deste post e reflita sobre cada uma das áreas, tente identificar a sua PAIXÃO, sua VOCAÇÃO, sua PROFISSÃO e a sua MISSÃO.


IMPORTANTE - Peço que leia com atenção:

  • O QUE ACHOU DESTA AULA? Vou pedir que final de cada aula como esta, você deixe aqui um feedback do que achou - com o seu comentário poderei aprimorar ainda mais o processo da Escada e com isso os resultados poderão ser ainda maiores.

  • PARTICIPE DO GRUPO OFICIAL? Para compartilhar e trocar informações com outros profissionais, você está sendo convidado para participar do nosso grupo de whatsapp SUBINDO A ESCADA. Um grupo com interação moderada (com horários determinados para integração e troca de atividades), sem publicidade ou conteúdos que não sejam relevantes ao tema central. PARTICIPAR DO GRUPO

O QUE VOCÊ ACHOU?

SUCESSO É UMA ÁRVORE QUE NECESSITA DE CUIDADOS

JONAS SCHELL

Diretor e treinador do Instituto Henrique Amaral

Orientador do Treinamento ESCADA PARA O SUCESSO e SUCESSO PROFISSIONAL 2.0, gestor em recursos humanos, estudando de psicologia positiva e apaixonado pelo desenvolvimento humano.

INSTITUTO HENRIQUE AMARAL

CNPJ 27.936.135/0001-10

Av. Diário de Notícias, 200 Sala 1511 - Porto Alegre / RS ​​

Whats: (51) 99174-5979 / Telefone: (51) 3110-6015​

Email: contato@coachjonasschell.com