sucesso-profissional.png

CURSO ONLINE SUCESSO PROFISSIONAL

Um curso online prático com 19 aulas + ferramentas para auxiliar na construção do seu sucesso profissional.

atendimento-online.png

PRECISANDO DE UM APOIO ONLINE

Que tal agendarmos uma consultoria online para turbinar o seu crescimento profissional?

  • Jonas Schell

As gerações profissionais

Muito já se falou sobre as gerações profissionais. Pois, por mais que as organizações tentem manter, desenvolver ou atrair profissionais de todas as faixas etárias, sabemos que existe uma geração dentre as demais que tem maior visibilidade por recrutadores na hora das contratações. Isso porque, o seu comportamento pode ser o perfil adequado à cultura da empresa. Você sabe quais são essas gerações e quais as diferenças entre elas?



Mas, antes mesmo de darmos seguimento aos estudos, peço que mesmo que esteja diante as principais diferenças latentes de cada geração, é importante salientar que, tanto a organização, os diretores quanto a equipe profissional, devem agir com ponderação e sem demérito por nenhuma delas. Portanto, devem aprender a lidar com essas possíveis diferenças, compartilhar das mesmas ideias e primar pelo desenvolvimento profissional.


Acompanhe agora os estudos deste módulo e perceba como as características de cada uma delas mudam o comportamento e a cultura de uma organização.


Geração X


A geração X são aqueles que nasceram antes de 1980, também, identificada a geração do Baby Boomers, ou seja, justamente à época onde a taxa de natalidade era elevada nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial.


Os profissionais desta geração são os principais encarregados pela existência do mercado de trabalho que permeia até a atualidade. Eles foram os pioneiros dos modelos de trabalhos e são profissionais que possuem boa graduação, muita experiência, além de se destacarem no quesito concentração.


Atualmente, algumas empresas com gestores jovens, intitulam esses profissionais como desatualizados devido à idade, além do que, acreditam que eles não possuem o mesmo ritmo de trabalho dos demais. No entanto, esta pode ser uma visão equivocada, já que a geração X detém maior expertise na área e poderá levar grandes oportunidades para a empresa, isso sem contar com um perfil menos impulsivo. São profissionais que prezam pela ponderação, porém, são confundidos como pessoas estagnadas.


Confira abaixo as principais características dos profissionais da Geração X:

  • Possuem conhecimento aprofundado;

  • São pessoas mais calmas e seguranças;

  • Buscam pela individualidade sem a perda da convivência em grupo;

  • São mais maduros e escolhem qualidade;

  • Buscam mais por seus direitos;

  • Preocupam-se mais com as gerações futuras;

  • Buscam por independência;

  • Possuem pouca abertura para novas ideias.


Geração Y


Esta geração também chamada de Geração do Milênio ou Millennials, esta é a geração nascidas entre 1980 e 1990. É uma geração que chegou para mudar o mundo, vamos dizer assim, pois é a geração intermediária do mercado.


São profissionais jovens, dos 28 aos 38 anos de idade, que acompanharam o avanço tecnológico e, com isso, são mais favorecidos do ponto de vista da economia e, também, mais desenvolvidos na tecnologia do que a geração X. Os jovens da geração Y tiveram as oportunidades que seus pais não tiveram, como acesso à internet, TV, computador, videogame, etc.


Os profissionais desta geração são focados no seu desenvolvimento pessoal e profissional, são pessoas proativas e mais criativas, conseguem dinamizar seu tempo envolvidos em várias atividades ao mesmo tempo e estão ligados às inovações da tecnologia.


Apesar de possuírem características individualistas extremadas, são preocupados com meio ambiente e estão envolvidos em atividade com causas sociais.


Confira abaixo as principais características dos profissionais da Geração Y:

  • São ágeis na busca por conteúdo;

  • Sempre estão conectados;

  • Agem com superficialidade ou excesso de informações desconectadas;

  • São imediatistas, buscam por informações mais fáceis;

  • Constantemente estão conectados as redes;

  • Compartilham tudo o que é seu: dados, fotos, hábitos, etc.

  • Estão sempre nas redes de relacionamento virtual;

  • Buscam constantemente por novas tecnologias;

  • Possuem um grande fluxo de informações, diariamente.

Geração Z


Com toda certeza esta é a geração mais jovem do mercado de trabalho, são aqueles nascidos entre 1995 a 2000. As pessoas da geração Z são considerados os profissionais do futuro. Totalmente engajada aos meios eletrônicos, é uma geração que tem a necessidade de resolver tudo rapidamente. São pessoas empreendedoras e que levam inovação ao mundo corporativo.


Mais despachados, os profissionais que gostam de desafios na carreira e preferem um ambiente de trabalho mais dinâmico. Normalmente, primam por jornadas mais flexíveis e costumam tratar todos de igual para igual numa equipe de trabalho.


Confira abaixo as principais características dos profissionais da Geração Z:

  • Não abrem mão do tempo livre;

  • Abordagem mais generalista;

  • Recebem muita informação, mas não se aprofundam;

  • Realistas ao extremo, são pragmáticos;

  • Indefinidos;

  • Inclusivos e grande poder de mobilização (Comunaholics);

  • Usam linguagem por códigos como exercício para sua capacidade crítica (Memes Thinkers).

Mas e agora?


Você pode estar descobrindo o nome que identifica as gerações profissionais neste momento, mas certamente já deve ter notado o quanto há diferenças nas características profissionais e o quanto as diferentes gerações apresentam dificuldade de trabalhar em conjunto.


Pois, a Geração Y pode perceber que os Baby Boomers da Geração X, são um verdadeiro fracasso quando o assunto é tecnologia e argumentar que os mesmos têm uma mente pouco aberta ao novo. Enquanto isso, a Geração X pode dizer que os Millennials da Geração Y, são imaturos e não têm compromisso com o trabalho.


Nesse cenário, cabe ao novo profissional perceber que, independente de sua Geração e o estereótipo que foi estabelecido como sua característica principal, ele pode transpor qualquer tipo de rotulação e tornar-se um Profissional da Nova Era (conceito que iremos trabalhar mais detalhadamente no decorrer de nossos estudos.)


IMPORTANTE - Peço que leia com atenção:

  • O QUE ACHOU DESTA AULA? Vou pedir que final de cada aula como esta, você deixe aqui um feedback do que achou - com o seu comentário poderei aprimorar ainda mais o processo da Escada e com isso os resultados poderão ser ainda maiores.

  • PARTICIPE DO GRUPO OFICIAL? Para compartilhar e trocar informações com outros profissionais, você está sendo convidado para participar do nosso grupo de whatsapp SUBINDO A ESCADA. Um grupo com interação moderada (com horários determinados para integração e troca de atividades), sem publicidade ou conteúdos que não sejam relevantes ao tema central. PARTICIPAR DO GRUPO

O QUE VOCÊ ACHOU?

SUCESSO É UMA ÁRVORE QUE NECESSITA DE CUIDADOS

JONAS SCHELL

Diretor e treinador do Instituto Henrique Amaral

Orientador do Treinamento ESCADA PARA O SUCESSO e SUCESSO PROFISSIONAL 2.0, gestor em recursos humanos, estudando de psicologia positiva e apaixonado pelo desenvolvimento humano.

INSTITUTO HENRIQUE AMARAL

CNPJ 27.936.135/0001-10

Av. Diário de Notícias, 200 Sala 1511 - Porto Alegre / RS ​​

Whats: (51) 99174-5979 / Telefone: (51) 3110-6015​

Email: contato@coachjonasschell.com