sucesso-profissional.png

CURSO ONLINE SUCESSO PROFISSIONAL

Um curso online prático com 19 aulas + ferramentas para auxiliar na construção do seu sucesso profissional.

atendimento-online.png

PRECISANDO DE UM APOIO ONLINE

Que tal agendarmos uma consultoria online para turbinar o seu crescimento profissional?

  • Jonas Schell

As personalidades profissionais

Para que possamos dar continuidade na nossa jornada de transformação e enriquecimento da nossa vida profissional, o próximo passo que iremos dar é o estudo da nossa personalidade profissional. Na realidade, iremos fazer uma catarse e auto avaliar nossas principais características da nossa personalidade profissional atual.



Primeiramente é necessário que você saiba que existem 05 grandes grupos que predominam a grande maioria das personalidades dos nossos profissionais, são elas:

  1. Personalidade pessimista: Alguns profissionais (felizmente, uma pequena parte) possui uma personalidade negativa em relação a quase todos os assuntos da vida profissional, acreditando que, se algo pode dar errado, fatalmente assim acontecerá. Estes profissionais se culpam constantemente, inclusive sobre tarefas e atividades que não estão ligados diretamente. Estes profissionais pessimistas acreditam que não adiantará realizar ações diferentes e que sempre dará errado, o que está intimamente ligado ao seu modo de viver e estar no mundo. O principal risco deste grupo de profissionais, é que depois de muito tempo apontando somente as parte negativas, além de estarem altamente insatisfeitos com as suas atividades profissionais, tendem a entrar em depressão, com complicações ainda maiores para a sua vida e para quem está ao seu redor.

  2. Personalidade de sabe tudo: Este grupo de profissionais acredita estar no topo da pirâmide dos profissionais, geralmente são profissionais que alcançaram um cargo de status ou bem renomado dentro de uma equipe e passam a achar que são os donos do conhecimento daquela área. São profissionais que acreditam realmente que sabem todo o conhecimento necessário para exercer tal função, abandonando totalmente a necessidade de estarmos em constante reciclagem de conhecimentos e sempre nos atualizando de novas técnicas, descobertas e especializações. O principal fator deste grupo de profissionais é o enraizamento na zona de conforto, o que geram profissionais com o conhecimento ultrapassado, com técnicas já vencidas no mercado e com o senso elevado de suma importância perante aos demais. Estes profissionais costumam ficar sozinhos, pois afastam os membros de suas equipes e com o decorrer do tempo perdem suas vagas e sofrem até descobrirem o caminho de retorno ao mercado de trabalho.

  3. Personalidade da confirmação: Muitos profissionais buscam, mesmo que de modo inconsciente, evidências que confirmem aquilo em que acreditam e tendem a ignorar ou minimizar informações que contrariem suas crenças e convicções. Normalmente este grupo sintoniza-se desta forma, para que haja um maior conforto emocional nas decisões tomadas por estes profissionais. Este grupo de profissionais gosta de ter a última palavra nas reuniões, decisões e informativos, e costumam ser inflexíveis, sempre acham meios para agregar eleitorado para as suas ideias, projetos e conceitos. Este grupo possui uma grande consequência negativa na sua carreira profissional, pois são bastante teimosos e não conseguem trabalhar saudavelmente em equipe.

  4. Personalidade de aversão à perda: Para muitos profissionais, das mais diferentes áreas, o medo de perder o emprego que já tem é muito mais forte do que o desejo de conquistar um posicionamento mais vantajoso. Este grupo de profissionais almejam apenas manter o cargo, função ou atividade que estão neste momento, pois o medo é gigantesco e ficam em constante tensão, perante a uma sensação de perda. Este grupo tem grande tendência em manter-se também na sua zona de conforto, por acreditarem que ali ficarão mais seguros em suas atividades. As principais características deste grupo de profissionais é postergar decisões, pois esperam que as coisas se resolvam por inércia, tornam-se profissionais estagnados e costumam perder grandes e boas oportunidades de crescimento e transformação.

  5. Personalidade da sensação de injustiça: Existem alguns profissionais que sentem uma constante sensação de injustiça, vivem em constante análises e julgamentos, ficam se comparando com colegas de trabalho, e colegas da área profissional. São profissionais que sofrem por uma competição aparentemente injusta a respeito das chances que supostamente somente os outros recebem as melhores oportunidades. Com isso, este grupo de profissionais, em vez de lutar por reconhecimento, preocupam-se mais com a “injustiça” do sucesso alheio do que com o próprio desenvolvimento. O principal eixo negativo deste grupo de profissionais é quando algo dar errado ou acontece fora do esperado, é jogar a culpa para os outros profissionais ou para situações externas, como o governo, a localidade, a variação da época e etc.

Desta forma, ficará mais fácil de aprofundarmos os nossos estudos nas diferentes personalidades profissionais predominantes na atualidade. Certamente, durante a leitura você já começou a fazer uma análise, verificando em qual grupo de personalidade você se encontra. Neste momento, lhe aconselho a refazer a leitura e ser sincero com você mesmo. Mas, não se preocupe! Você pode estar passando por diferentes grupos neste momento e isso também é natural, pois estamos sempre em constante transformação.


ATIVIDADE: Agora pegue o seu material sobre o estudo do perfil profissional e preencha o nome do grupo de personalidade que mais predomina em sua situação atual.


IMPORTANTE - Peço que leia com atenção:

  • O QUE ACHOU DESTA AULA? Vou pedir que final de cada aula como esta, você deixe aqui um feedback do que achou - com o seu comentário poderei aprimorar ainda mais o processo da Escada e com isso os resultados poderão ser ainda maiores.

  • PARTICIPE DO GRUPO OFICIAL? Para compartilhar e trocar informações com outros profissionais, você está sendo convidado para participar do nosso grupo de whatsapp SUBINDO A ESCADA. Um grupo com interação moderada (com horários determinados para integração e troca de atividades), sem publicidade ou conteúdos que não sejam relevantes ao tema central. PARTICIPAR DO GRUPO

O QUE VOCÊ ACHOU?

SUCESSO É UMA ÁRVORE QUE NECESSITA DE CUIDADOS

JONAS SCHELL

Diretor e treinador do Instituto Henrique Amaral

Orientador do Treinamento ESCADA PARA O SUCESSO e SUCESSO PROFISSIONAL 2.0, gestor em recursos humanos, estudando de psicologia positiva e apaixonado pelo desenvolvimento humano.

INSTITUTO HENRIQUE AMARAL

CNPJ 27.936.135/0001-10

Av. Diário de Notícias, 200 Sala 1511 - Porto Alegre / RS ​​

Whats: (51) 99174-5979 / Telefone: (51) 3110-6015​

Email: contato@coachjonasschell.com