sucesso-profissional.png

CURSO ONLINE SUCESSO PROFISSIONAL

Um curso online prático com 19 aulas + ferramentas para auxiliar na construção do seu sucesso profissional.

atendimento-online.png

PRECISANDO DE UM APOIO ONLINE

Que tal agendarmos uma consultoria online para turbinar o seu crescimento profissional?

  • Jonas Schell

As sete consciências e a evolução profissional - Parte 03

Muito bem! Estamos chegando a reta final do nosso estudo das Sete Consciências e a Evolução Profissional. Hoje, vamos alinhar nosso entendimento sobre mais duas consciências de altíssima importância para o nosso despertar profissional e com isso possamos viver de forma positiva, saudável e equilibrada. ATENÇÃO: Se você perdeu as partes anteriores do estudo, não se preocupe. Vou compartilhar contigo aqui abaixo os links de acesso:

AS SETE CONSCIÊNCIAS E A EVOLUÇÃO PROFISSIONAL - PARTE 01


AS SETE CONSCIÊNCIAS E A EVOLUÇÃO PROFISSIONAL - PARTE 02

Bóra? Confira abaixo o círculo que guia os estudos apresentados aqui:

Consciência da gratidão e do desapego

“A partir do meu despertar, mantenho o estado de gratidão por todo o meu dia. Muito obrigado a minha casa, meus meios de transporte. Muito obrigado meu trabalho e todas as atividades que tenho no meu dia. Consigo ver a Vida Universal pulsando em cada objeto e isso me enche de gratidão por todas as coisas”. O LIVRO DE OURO DA VIDA EM ALTA PERFORMANCE, Henrique Amaral.

Ao despertar para a consciência da gratidão e do desapego, percebemos que tudo aquilo que se manifesta ao nosso redor, sejam as situações complicadas, os atritos em nossos relacionamentos (profissionais e também pessoais), ou ainda, aqueles aparentemente “acidentes”; percebemos que tudo acontece para possamos desenvolver habilidades e transformar a criação do nosso próprio ser, tanto no contexto profissional, quanto pessoal.

Passamos a perceber todas as lições que o mundo propõe que aprendamos, e com isso, entendemos que, podemos “soltar” nossa preocupação, que faz com que não conseguimos resolver nenhuma situação.

Esta consciência possibilita que enxerguemos também no mundo profissional, um mar de dádivas, ou seja, diversos professores que constantemente nos ensinam. Por exemplo: um superior que parecia ser bastante duro com o seu colaborador, na verdade (mesmo sem saber disso conscientemente), ele está manifestando-se como um professor que deseja que este aluno, dê mais de si, e consiga desenvolver e expressar maiores habilidades com aquela tarefa.


Ser grato e desapegado


Entender que a consciência que exala a gratidão é uma das principais vias a serem usadas nesta vida, incluindo o ambiente profissional. Não estamos falando apenas de sentir gratidão pela sua atividade profissional, pela sua organização ou cargo, mas agir nessa faixa, fazer todas as atividades do seu trabalho com o sentimento grato, pleno e conectado, entendendo o motivo real de cada manifestação.

Através dos mais recentes e importantes estudos sobre o treinamento da expressão da gratidão em nossas vidas profissionais e também pessoais, separei um que acredito ser integralmente, o mais completo para que haja resultados positivos: A prática do Mindfulness.


Consciência da motivação e iniciativa


A consciência da motivação e iniciativa faz com que, possamos perceber um dos segredos mais importantes para que o verdadeiro sucesso aconteça em nossas vidas: entendermos a dar importância às ideias que surgem repentinamente como primeira impressão em nossa mente, e ainda, mantermos o nosso tanque de combustível bem abastecido, para que não haja desistência ou diminuição da nossa velocidade, durante o trajeto de nossas conquistas.

“A compreensão dos fatores que interferem na motivação humana pode facilitar as relações interpessoais, o autoconhecimento, além das circunstâncias que estão interferindo em determinadas situações. As pessoas podem ter resultados mais gratificantes, ou não em suas metas e objetivos pessoais e profissionais, à medida que se sentirem mais motivadas, capazes e tiverem condições em seu ambiente para atingir as suas expectativas.” MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA, Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci.

Podemos afirmar que a motivação é combustível de um automóvel chamado vida, e tomar a iniciativa, seria girar a chave de ignição para dar partida no motor. Vendo desta forma, a combinação do combustível e a ignição, tornam-se fundamentais para que o motor entre em atividade. Na nossa vida profissional, funciona da mesma forma, é necessário manter o tanque cheio, para que não se perca a produtividade deste motor.

Sabemos que é a motivação que nos faz restringir ou impulsionar a nossa atuação no ambiente profissional, e nas outras áreas da vida também. Pois, na mais simplificada definição desta consciência, podemos dizer que: através do nosso nível de motivação é que tomamos (ou não) a iniciativa para agir em nossas vidas.

Mas explicar o que nos causa motivação, para que tomemos esta iniciativa não é uma tarefa tão simples, por mais que você consiga identificar as suas necessidades e seus motivadores, sabemos que a complexidade é bem maior. Diversos cientistas e estudiosos buscam definir este conjunto de fatores que motiva ou desmotiva os profissionais, tanto no Brasil, quanto no mundo. E uma das grandes conclusões destes estudos, foi a criação de um conjunto de variáveis que geram motivação – então entendemos aqui, que a nossa motivação sobe ou desce, de acordo com o nível destas variáveis em nossas vidas.

Confira abaixo a lista de variáveis apontada por estes estudos, que compõem a motivação:

Apesar de muitos profissionais saberem intuitivamente que a sua própria motivação envolve estas diversas variáveis, muitos ainda cometem o grave erro de selecionar apenas uma ou poucas delas, para tentar explicar ou manter sua motivação profissional. Sem dúvida, nesta equação motivacional, existem pesos diferentes para cada variável, em cada personalidade profissional – tem profissionais que se motivam mais pelo dinheiro, outros por reconhecimento e etc, mas o importante é entender que não é apenas um fator que motiva o profissional, e sim uma avaliação correta deste conjunto de variáveis.


Ser motivado e tomar a iniciativa


Quando o profissional conhecer os elementos que podem realmente motivá-lo (como já vimos no capítulo Necessidades e Motivadores), ele perceberá que o seu motor chamado vida profissional, funcionará com maior produtividade e desempenho, conforme a quantidade do combustível depositada em seu tanque.

Para manter-se motivado, trouxe o apontamento de pensamentos pelos quais se guiar sobre motivação, publicados no livro Atitude Mental Positiva, de Napoleon Hill.

PENSAMENTOS PELOS QUAIS SE GUIAR

  • Motivação é aquilo que induz à ação ou determina uma escolha.

  • Motive-se com atitude mental positiva. Lembre-se: o que a mente do homem pode conceber e acreditar, a mente do homem pode alcançar com atitude mental positiva.

  • Reconheça a possibilidade do improvável.

  • Esperança é o ingrediente mágico na motivação de si mesmo e dos outros.

  • Emoções, sentimentos, pensamentos e atitudes negativas são bons no momento adequado e sob as circunstâncias certas.

  • Os dez motivos básicos são autopreservação, amor, medo, sexo, desejo de vida após a morte, desejo de liberdade de corpo e mente, raiva, ódio, desejo de reconhecimento e auto-expressão, bem como desejo de riqueza material.

Não apenas para pensar, mas agir de forma positiva. Sem ação, nenhum dos seus sonhos ou objetivos poderá ser alcançado. Mas, quando o profissional desperta para a Consciência da Motivação e Iniciativa, ele desperta para uma motivação mais profunda, do que este simples conceito apresentado.

Diversos autores e estudioso da motivação profissional apresentam dois grandes tipos de motivação:

  • A MOTIVAÇÃO EXTERNA – Esta motivação é aquela que está em busca de algo ou algum resultado, mas está condicionada ao recebimento de uma recompensa externa, como aumento salarial, benefício profissional, comissão, abonos e etc.

  • A MOTIVAÇÃO INTERNA – Esta motivação está ligada a sua perseguição de um objetivo ou meta, afim de gerar a sua própria satisfação e autorealização, ou seja, ligada aos seus desejos internos e também pessoais.

Ambas motivações apresentadas variam seus níveis de acordo com os resultados alcançados anteriormente, ou seja, sofrem aumento ou diminuição e fazem com que o profissional também altere o seu bem-estar e sua postura perante a sua atividade.

Por tanto, através dos estudos realizados até aqui, gostaria de apresentar-lhes uma nova modalidade de motivação que é despertada, quando o profissional percebe esta consciência.

  • A MOTIVAÇÃO REAL – Esta motivação está intimamente ligada ao ser que a carrega, tanto na vida profissional quanto pessoal, esta motivação é desperta quando o indivíduo percebe em si, a possibilidade universal de criar a sua própria realidade, utilizando as características apresentadas em todas as consciências anteriores: sempre buscando aprender com as diversidades do seu dia a dia e se desenvolver com ela; estando comprometido e colaborando com as pessoas que compõem o seu ambiente; mantendo-se persistente, confiante e desenvolvendo sua resiliência de forma verdadeira ética, perante as transformações que podem ocorrer em seu percurso; percebendo de forma grata e conectada, a circulação de energias de tudo que está a sua volta.

Após o despertar da Consciência da Motivação Real, todos os altos e baixos do dia a dia profissional (e também pessoal), não causam alterações no seu nível motivacional. O ser que despertou sabe lidar de forma equilibrada, positiva e verdadeira com todos os possíveis desafios que encontrar, e sendo assim, está sempre possibilitado de tomar iniciativa perante o seu destino e questões que se manifestem durante suas atividades.


Continua...


IMPORTANTE - Peço que leia com atenção:

  • O QUE ACHOU DESTA AULA? Vou pedir que final de cada aula como esta, você deixe aqui um feedback do que achou - com o seu comentário poderei aprimorar ainda mais o processo da Escada e com isso os resultados poderão ser ainda maiores.

  • PARTICIPE DO GRUPO OFICIAL? Para compartilhar e trocar informações com outros profissionais, você está sendo convidado para participar do nosso grupo de whatsapp SUBINDO A ESCADA. Um grupo com interação moderada (com horários determinados para integração e troca de atividades), sem publicidade ou conteúdos que não sejam relevantes ao tema central. PARTICIPAR DO GRUPO

O QUE VOCÊ ACHOU?

SUCESSO É UMA ÁRVORE QUE NECESSITA DE CUIDADOS

JONAS SCHELL

Diretor e treinador do Instituto Henrique Amaral

Orientador do Treinamento ESCADA PARA O SUCESSO e SUCESSO PROFISSIONAL 2.0, gestor em recursos humanos, estudando de psicologia positiva e apaixonado pelo desenvolvimento humano.

INSTITUTO HENRIQUE AMARAL

CNPJ 27.936.135/0001-10

Av. Diário de Notícias, 200 Sala 1511 - Porto Alegre / RS ​​

Whats: (51) 99174-5979 / Telefone: (51) 3110-6015​

Email: contato@coachjonasschell.com