sucesso-profissional.png

CURSO ONLINE SUCESSO PROFISSIONAL

Um curso online prático com 19 aulas + ferramentas para auxiliar na construção do seu sucesso profissional.

atendimento-online.png

PRECISANDO DE UM APOIO ONLINE

Que tal agendarmos uma consultoria online para turbinar o seu crescimento profissional?

  • Jonas Schell

Estudos e práticas iniciais sobre o Mindfulness

Uma palavra em inglês que retrata a união de dois termos: mind, que significa mente; e fulness, derivado de full, cheio, completo; sendo assim, podemos afirmar que se trata da presença total da mente naquilo que estamos fazendo. A tradução em português vem daí: atenção plena, no que estamos fazendo, no espaço que estamos percorrendo, nas sensações que estão nos passando.

Uma prática bastante utilizada no mundo corporativo há algum tempo, podendo parecer uma habilidade lógica e desimportante, mas a capacidade de se estar presente nos momentos é bastante subestimada e muito valiosa, principalmente me nossas atividades profissionais. Pois, sabemos que, na maior parte do tempo, nós não estamos de fato dando atenção às nossas tarefas profissionais diárias. Muitas vezes estamos realizando-a, mas pensando nos compromissos futuros, ou em problemas passados; e para piorar, com a presença quase total dos celulares e redes sociais em nossas vidas, é comum executar uma tarefa enquanto se mexe no celular ou atualiza as redes sociais.

Mas, o objetivo principal de trazer em estudo a prática do Mindfulness é, utilizá-lo como exercício de se concentrar no momento presente, com a infinidade de dádivas e ricas ferramentas, pessoas, situações e conexões que acontecem a todo momento em nossa volta, e proporcionar uma constante consciência do agora – dos sentimentos, emoções, desconfortos e relações, durante a sua atividade profissional. Mais do que um simples exercício de prestar atenção, é trazer à tona, o sentimento de agradecer, aceitar e abraçar sem realizar nenhum tipo de julgamento, tudo o que está a nossa volta.

Se você decidir estudar um pouco mais sobre esta prática, perceberá que existe uma confusão comum que ocorre entre a prática da meditação e a prática do Mindfulness. Apesar de intimamente relacionados, esses dois termos não podem ser usados de maneira equivalente.

Para que você possa entender de uma maneira fácil de enxergar a diferença, pense em meditação como a ideia de um esporte. Dentro do conceito de esporte, existem várias modalidades: corrida, natação, tênis, vôlei e muitas outras. Todos eles são esportes. Da mesma maneira, existem vários tipos de meditação, como meditação Zen, com mantras, guiadas, silenciosas, formas de yoga… e Mindfulness.

Mas, é fato que existe mais um grau de complexidade nessa divisão: existem outras maneiras de praticar Mindfulness que não são necessariamente meditativas, ou seja, fora da prática mais clássica de sentar em um lugar calmo e silencioso, fechar os seus olhos e meditar de maneira a focar na atenção plena, é possível praticar o Mindfulness no dia-a-dia, de diferentes maneiras, durante a sua atividade profissional.

É uma atitude que pode ser treinada em vários momentos, e também com exercícios específicos. Seja preparando-se para iniciar o seu trabalho, comendo um lanche no seu intervalo da tarde ou no final do expediente, é possível desenvolver o Mindfulness ao realizar qualquer tarefa prestando atenção em todas as sensações e sentimentos que aquela tarefa te proporciona: as texturas, os cheiros, as sensações que aquela atividade te proporciona e o sentimento que surge dentro de você. E o principal objetivo, claramente é fazer com que você desperte para o sentimento e a ação da gratidão por tudo aquilo que está conectado a você naquele momento.

Listei abaixo algumas orientações sobre o treinamento do Mindfulness durante a sua atividade profissional:

  • No momento do seu intervalo, levante-se com tempo e sem pressa, e perceba a utilidade da sua cadeira de trabalho, que permite com que o seu corpo esteja apto a realizar a sua atividade profissional diariamente.

  • Respire fundo antes de ler ou enviar um e-mail, e perceba a pessoa que está do outro lado e mesmo online, apostou em você para resolver tal situação ou desafio, certamente ela confia na escolha que fez.

  • Enquanto utilizar no computador, tente prestar atenção na infinidade de funções e processamentos que está máquina está apta a realizar através do seu comando.

  • Quando realizar algum telefonema, preste atenção a sua posição, a sua respiração e principalmente: procure sorrir. Perceba que o seu sorriso poderá e sua postura poderá ser percebido pelo outro, mesmo sem contato visual.

  • Durante as horas de trabalho faça de vez em quando pequenas pausas e preste atenção à sua respiração de forma consciente. Sinta o ar que entra e sai do seu corpo à medida que respira. Não precisa de fechar os olhos, apenas concentre-se em observar a sua respiração. Notará como se sentirá mais relaxado e tranquilo.

  • Antes de uma reunião, na posição sentado, faça um pequeno exercício de respiração profunda e relaxamento muscular, conforme mostrei no início deste material.

  • Aproveite o caminho para o trabalho e o regresso a casa, para praticar Mindfulness, não importa se você faz este percurso de seu carro ou utiliza o transporte público, procure fazer respirações tranquila e ponha a atenção a tudo que conecta ao seu corpo, isso irá acalmar os seu pensamentos acelerados que antecedem ao dia de trabalho ou os que se formam depois do expediente.

  • No final do dia procure refazer mentalmente suas principais tarefas profissionais, e busque perceber a quantidade de habilidades que você precisou desenvolver e aprimorar, isto ajudará a reconhecer-se como um bom profissional.

O contínuo treinamento da prática de Mindfulness direcionado para o sentimento de gratidão, fará com que você desperte conscientemente para a Consciência da Gratidão, tanto na sua vida profissional, quanto pessoal.


IMPORTANTE - Peço que leia com atenção:

  • O QUE ACHOU DESTA AULA? Vou pedir que final de cada aula como esta, você deixe aqui um feedback do que achou - com o seu comentário poderei aprimorar ainda mais o processo da Escada e com isso os resultados poderão ser ainda maiores.

  • PARTICIPE DO GRUPO OFICIAL? Para compartilhar e trocar informações com outros profissionais, você está sendo convidado para participar do nosso grupo de whatsapp SUBINDO A ESCADA. Um grupo com interação moderada (com horários determinados para integração e troca de atividades), sem publicidade ou conteúdos que não sejam relevantes ao tema central. PARTICIPAR DO GRUPO

10 visualizações

O QUE VOCÊ ACHOU?

SUCESSO É UMA ÁRVORE QUE NECESSITA DE CUIDADOS

JONAS SCHELL

Diretor e treinador do Instituto Henrique Amaral

Orientador do Treinamento ESCADA PARA O SUCESSO e SUCESSO PROFISSIONAL 2.0, gestor em recursos humanos, estudando de psicologia positiva e apaixonado pelo desenvolvimento humano.

INSTITUTO HENRIQUE AMARAL

CNPJ 27.936.135/0001-10

Av. Diário de Notícias, 200 Sala 1511 - Porto Alegre / RS ​​

Whats: (51) 99174-5979 / Telefone: (51) 3110-6015​

Email: contato@coachjonasschell.com