sucesso-profissional.png

CURSO ONLINE SUCESSO PROFISSIONAL

Um curso online prático com 19 aulas + ferramentas para auxiliar na construção do seu sucesso profissional.

atendimento-online.png

PRECISANDO DE UM APOIO ONLINE

Que tal agendarmos uma consultoria online para turbinar o seu crescimento profissional?

  • Jonas Schell

O ambiente profissional

Construir um ambiente de trabalho consciente, saudável e equilibrado é uma questão que envolver uma construção gradativa e com fortes pilares básicos. Pois, sabemos que um bom ambiente de trabalho não acontece através de mágica, mas através de uma mistura de pequenas pílulas diárias, que buscam envolver e propiciar à todos os envolvidos naquele ambiente, uma nova egrégora de energia, inspiração, sinergia e envolvimento.

Abaixo, eu coloquei algumas atitudes e atividades que, aplicadas no dia-a-dia, irão contribuir para um ambiente profissional mais descontraído, pleno e mais dinâmico.

  1. Espaços ou intervalos para descontração: No mundo organizacional, alguns grandes nomes empresariais, como o Google ou o Facebook optaram por ter ambientes de trabalho bem descontraídos e ofereceram aos seus colaboradores, espaços e atividades com o intuito de divertir e descontrair, onde eles podem usufruir durante o período de trabalho. Uma boa saída para pequenas e médias empresas, poderia ser disponibilizar algum tipo de jogo ou game para a equipe, ou ainda, em algum horário específico, propiciar momentos prazerosos de leitura ou dinâmicas que possibilitem a descontração, motivação e tantas outras habilidades.

  2. Espaço para lanches e refeições: Por que não ter, no próprio escritório, um espaço de refeição com mesa e microondas – uma espécie de copa? Além de se poupar dinheiro ao trazer almoço de casa ainda se fomenta um bom ambiente de trabalho. As pessoas têm a possibilidade de passar algum tempo juntas e conversar sobre outras coisas além do trabalho.

  3. Horários mais flexíveis: Em um novo mundo organizacional, de empresas que já estão ligadas a novos conceitos e valores, acredita-se que, o que é mais importante é o alcance de resultados, realizar as tarefas com maestria e propiciar o crescimento da própria ideia central da empresa. Por isso, em diversas empresas, o colaborador pode decidir o seu horário de trabalho. Alguns colaboradores podem chegar mais cedo, outras mais tarde. E, se precisarem de sair mais cedo num dia, também podem compensar noutro.

  4. Nova gestão de horários: Todo bom profissional, sabe que, são necessárias pausas durante o seu período de trabalho, para tirar a cabeça dos problemas e do stress e isso pode significar que algum tempo do dia de trabalho seja gasto em pausas. A ideia é possibilitar a todos os colaboradores, a possibilidade de gerir o seu tempo e a parte dele que usam em intervalos.

  5. A porta do escritório está aberta: A qualquer momento do dia, cada integrante da equipe tem a liberdade de sair do escritório e ir tomar um café, fazer um lanche ou simplesmente espairecer. É da responsabilidade de cada um perceber quando pode ou não pode fazê-lo.

  6. O dia da fruta: Ter uma fruta para comer a meio da manhã ou para complementar uma refeição é um mimo que se pode facilmente propiciar aos integrantes da equipe. Sem trazer grandes gastos à empresa, este dia comemorativo ajuda a melhorar o estado de espírito de todos.

  7. Saídas em equipe: Regularmente, talvez uma vez por mês, ou a cada dois meses, espontaneamente, a equipe vai toda junta almoçar fora. Pode ser um sushi, uma hamburgueria ou só tomar um café, para comer uma fatia de bolo - o que é mais importante aqui, é que a equipe faça isso toda junta.

  8. Roupa informal: É disponibilizado um dia da semana que, cada pessoa possa vestir-se e calçar-se como acharem apropriado. Não há regras quando a vestuário, mas se no seu caso for obrigatório usar roupa mais formal, opte, por exemplo, por deixar a sexta-feira livre de reuniões e apresentações e libere o vestuário da sua equipe. Passa a ser um dia por semana em que os funcionários podem ir mais descontraídos para o trabalho. Você verá neste dia, a sua equipe de uma outra maneira.

  9. Kit de boas-vindas: No primeiro dia de trabalho de um novo colaborador a sua empresa pode oferecer um presente de boas-vindas. Vai fazer com que o colaborador se sinta integrado e “vista a camisa”. Pode ser uma caneca personalizada, uma camiseta da empresa ou uma agenda. Lembre-se que, qualquer mimo poderá começar a fazer a diferença e causará um bom primeiro impacto.

  10. Internet sem limitações: Para todo profissional de sucesso, trabalhar é importante, mas trabalhar com vontade é muito mais. E disso depende muito de um ambiente de trabalho descontraído. Não limitar a internet aos colaboradores, para que possam ter acesso a qualquer tipo de site a qualquer hora do dia, além de dar uma ideia de liberdade, causa um laço de responsabilidade e confiança. Pois, caberá a cada um perceber o que deve ou não ver e quando o deve fazer.

  11. Festas da empresa: A principal ideia é não deixar para reunir toda a equipe somente nas comemorações do Natal. O objetivo aqui é fazer de várias épocas do ano, verdadeiras oportunidades para reunir todos os integrantes e permitir um ambiente de convívio fora do ambiente de trabalho, utilize-se das mais diferentes épocas para criar justificativa para reunir a sua equipe: o início do verão, comemoração dos pais ou mães, entre outras datas.

  12. Desenvolvimento contínuo: Propiciar o crescimento e desenvolvimento de todos os integrantes da sua equipe é um excelente fermento para que, estejam com o sentimento de envolvimento e sinta-se pertencidos a um grande time. Utilize-se de treinamentos, oficinas, especializações, entre outros, das mais diferentes áreas, para propiciar o desenvolvimento da sua equipe.

Sabemos que você não conseguirá aplicar todas as sugestões acima, mas escolha no mínimo três atitudes e mãos a obra – sem medo. Saiba que a construção de um bom ambiente de trabalho, necessita de muita ação, persistência e empatia.


Na base de todas as sugestões listadas, está a confiança. Pois, afinal de contas, o que importa realmente? Ter trabalhadores motivados, felizes, que gostam do que fazem e serem reconhecidos pelo seu trabalho ou trabalhadores presentes na empresa em expediente integral, com o sentimento de obrigação? Todas as ideias que visam propiciar a construção de um novo ambiente profissional resultam na união dos integrantes e a evolução do espírito de equipe entre as pessoas que partilham o mesmo espaço e os mesmos objetivos, dia após dia. Saiba que, colaboradores motivados são colaboradores mais produtivos e com isso a própria empresa alcançará maiores resultados.


IMPORTANTE - Peço que leia com atenção:

  • O QUE ACHOU DESTA AULA? Vou pedir que final de cada aula como esta, você deixe aqui um feedback do que achou - com o seu comentário poderei aprimorar ainda mais o processo da Escada e com isso os resultados poderão ser ainda maiores.

  • PARTICIPE DO GRUPO OFICIAL? Para compartilhar e trocar informações com outros profissionais, você está sendo convidado para participar do nosso grupo de whatsapp SUBINDO A ESCADA. Um grupo com interação moderada (com horários determinados para integração e troca de atividades), sem publicidade ou conteúdos que não sejam relevantes ao tema central. PARTICIPAR DO GRUPO

35 visualizações

O QUE VOCÊ ACHOU?

SUCESSO É UMA ÁRVORE QUE NECESSITA DE CUIDADOS

JONAS SCHELL

Diretor e treinador do Instituto Henrique Amaral

Orientador do Treinamento ESCADA PARA O SUCESSO e SUCESSO PROFISSIONAL 2.0, gestor em recursos humanos, estudando de psicologia positiva e apaixonado pelo desenvolvimento humano.

INSTITUTO HENRIQUE AMARAL

CNPJ 27.936.135/0001-10

Av. Diário de Notícias, 200 Sala 1511 - Porto Alegre / RS ​​

Whats: (51) 99174-5979 / Telefone: (51) 3110-6015​

Email: contato@coachjonasschell.com