sucesso-profissional.png

CURSO ONLINE SUCESSO PROFISSIONAL

Um curso online prático com 19 aulas + ferramentas para auxiliar na construção do seu sucesso profissional.

atendimento-online.png

PRECISANDO DE UM APOIO ONLINE

Que tal agendarmos uma consultoria online para turbinar o seu crescimento profissional?

  • Jonas Schell

Talentos e habilidades profissionais

“Talento é uma aptidão natural para fazer alguma coisa melhor do que a maioria das pessoas e de maneira consistente” Geoff Colvin.

Houve centenas de estudos pelos mais diferentes e renomados pesquisadores e estudiosos do mundo profissional, para a identificação dos principais talentos e habilidades que estariam em alta no mercado de trabalho nos anos que se aproximam. No ano de 2016, foi listado no relatório The Future of Jobs as dez principais habilidades que deveriam ser desenvolvidas para os profissionais atingirem um nível desejável de crescimento para 2020 e alguns anos seguinte. O que na época podia parecer um tempo distante, chegou e está exigindo dos profissionais, que treinem suas habilidades para estarem ativos no mercado de trabalho atual.



Uma pesquisa publicada na revista The Economist aponta que as soft skills (habilidades interpessoais) do século 21 são muito mais focadas nas habilidades humanas e sociais do que nas competências técnicas. O avanço das tecnologias físicas, digitais e biológicas estão modificando totalmente o mercado de trabalho e exigem um olhar diferente para o que realmente gera valor.

Mas, sabemos que muitas dessas habilidades não são compreendidas pelos profissionais, o que dirá praticadas. E para facilitar este processo, irei explicar abaixo cada uma delas, para que você conheça as soft skills essenciais para o mercado de trabalho na Quarta Revolução Industrial e convido você que leia atentamente cada uma e comece a praticá-las dentro do seu contexto e realidade.

Como diria o escritor e futurista norte-americano Alvin Toffler: "Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles não sabem aprender, desaprender e reaprender". Portanto, nunca é tarde para você começar a treinar novas habilidades em sua atividade profissional.


Confira abaixo cada uma destas habilidades profissionais que são citadas nos resultados das principais pesquisas sobre profissionais polivalentes da nossa atualidade:

  1. Solução de problemas complexos: é a capacidade de resolver problemas novos de maneira prática em um processo que requer objetivo e coordenação de esforços rumo à solução. Isso exige uma nova forma de perceber e criar estratégias para resolver situações complexas, inesperadas e com muitas variáveis, características dos desafios do século XXI.

  2. Pensamento aberto: é ter a mente aberta para novidades e ideias diferentes, saber fazer as perguntas certas e olhar para uma questão sob diferentes perspectivas. O pensador sabe usar tanto a lógica quanto o raciocínio para questionar problemas, identificar os “prós” e “contras”, ponderá-los e considerar as diferentes soluções.

  3. Criatividade ativa: é a capacidade de idealizar coisas novas, fazer conexões e gerar soluções inovadoras. Para isso, é preciso saber usar a imaginação e criar algo inédito e original. As novas tecnologias exigem dos profissionais uma significativa dose de criatividade para que possam assimilar, usufruir e tirar vantagem de todas essas mudanças.

  4. Gestor de equipes: é saber identificar aptidões, motivar, ouvir e desenvolver pessoas. Também preocupar-se com a cooperação, coordenando diferentes temperamentos, ideias e talentos em torno de um ideal ou meta comum.

  5. Coordenação com outros: é uma habilidade social que envolve saber trabalhar com pessoas de personalidades distintas, saber se comunicar de forma clara e, acima de tudo, saber lidar com as diferenças.

  6. Ter inteligência emocional: envolve um arcabouço de competências que incluem autoconhecimento, controle emocional, automotivação, empatia e habilidade em relacionamentos interpessoais. E também conhecer e gerir bem as próprias emoções.

  7. Ser intuitivo: considerar as diversas variáveis, como informações, números, pontos de vista, contexto, princípios, leis e emoções. É saber usar a intuição e somar todos os fatos já conhecidos para chegar a uma conclusão e atitude firme.

  8. Orientação para servir: estar disposta a servir e ajudar, tanto clientes externos quanto internos. Mais do que saber orientar, o profissional deverá conhecer bem o seu público para adaptar os produtos e serviços oferecidos à realidade dele.

  9. Ser um negociador: é preciso ter facilidade de relacionar-se com as pessoas, ser proativo, ter empatia e ser comunicativo. A negociação é um processo de comunicação que parte da necessidade de resolver diferenças, chegar a acordos e encontrar soluções a fim de alinhar interesses conflituosos;

  10. Flexibilidade cognitiva: é capacidade de se manter atualizado e ser flexível para aprender informações novas e de diferentes áreas. Também saber priorizar entre o que é ruído e não agrega e quais pontos são realmente importantes na contextualização do problema. Quanto mais flexível for o indivíduo, mais ele conseguirá enxergar novos padrões e criar associações únicas entre as ideias.

Apresentei para você as dez principais habilidades desta lista, e peço que analise com calma cada uma delas, verifique qual o percentual de cada uma delas em sua personalidade. Vá pegar o seu desenho do seu Perfil Profissional, para que possamos preencher a área MEUS TALENTOS E HABILIDADES. Assim como as atividades anteriores da Escada, seja sincero com a sua reflexão, pois não existe apenas uma habilidade ou talento presente no seu perfil, e caso surja alguma nova habilidade que não esteja na lista, fique livre para adicioná-la em seu perfil. A ideia é identificar as nossas principais habilidades e talentos, para que possamos alinhar este circuito profissional.


IMPORTANTE - Peço que leia com atenção:

  • O QUE ACHOU DESTA AULA? Vou pedir que final de cada aula como esta, você deixe aqui um feedback do que achou - com o seu comentário poderei aprimorar ainda mais o processo da Escada e com isso os resultados poderão ser ainda maiores.

  • PARTICIPE DO GRUPO OFICIAL? Para compartilhar e trocar informações com outros profissionais, você está sendo convidado para participar do nosso grupo de whatsapp SUBINDO A ESCADA. Um grupo com interação moderada (com horários determinados para integração e troca de atividades), sem publicidade ou conteúdos que não sejam relevantes ao tema central. PARTICIPAR DO GRUPO

27 visualizações

O QUE VOCÊ ACHOU?

SUCESSO É UMA ÁRVORE QUE NECESSITA DE CUIDADOS

JONAS SCHELL

Diretor e treinador do Instituto Henrique Amaral

Orientador do Treinamento ESCADA PARA O SUCESSO e SUCESSO PROFISSIONAL 2.0, gestor em recursos humanos, estudando de psicologia positiva e apaixonado pelo desenvolvimento humano.

INSTITUTO HENRIQUE AMARAL

CNPJ 27.936.135/0001-10

Av. Diário de Notícias, 200 Sala 1511 - Porto Alegre / RS ​​

Whats: (51) 99174-5979 / Telefone: (51) 3110-6015​

Email: contato@coachjonasschell.com